quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO FOI CONTEMPLADO COM UM "CAMINHÃO PIPA"

O Ministério de Desenvolvimento Agrário,  informa  que nos próximos dias o município de Rafael Godeiro, receberá um CARRO PIPA.
O prefeito de Rafael Godeiro Dr.Abel Filho (PSB), já enviou para o treinamento funcionários, que irão trabalhar com o transporte acompanhado do secretário Luciano Amorim.
O caminhão-pipa tem capacidade para armazenar aproximadamente 12 mil litros d’água e faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). De acordo com o gestor, o caminhão será utilizado no abastecimento d’água e reforma de estradas das comunidades rurais.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Beneficiários da "Operação Carro-Pipa" de Rafael Godeiro/RN são Contemplados com Filtros de Água

Entrega Oficial do Filtro de Água através do Presidente da Câmara Vereador Unilson Pereira, Prefeito Dr. Abel Filho e Edjane de Oliveira (Secretária de Agricultura) à Senhora  Francisca Ilma do Sítio Maniçoba.
 
 
Os beneficiários da "Operação Carro-Pipa" de Rafael Godeiro/RN receberam nesta segunda-feira (13.01.2014), 196 filtros de água que tem como objetivo principal o consumo de água de qualidade de modo a evitar doenças infecciosas. Este tipo de ação é muito importante para promover a segurança hídrica junto à população, pois, por mais que nós saibamos de onde vem a água que está sendo distribuída, não temos análise profunda da sua potabilidade, destacou a Coordenação. Esta é uma ação da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUC) / Coordenação Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e EMATER-RN. A Coordenação Municipal notifica ainda a aquisição de mais filtros de água e solicitação de cestas básicas à Coordenação Estadual do Programa.
 Destacamos o Sr. Carlos Coordenador da Defesa Civil Regional.
 Momento da entrega do Filtro de Água.
 Agricultor Familiar Aldo de França do Sítio Maniçoba e o Técnico da Emater/RN Kergenilson Menezes.
 Equipe Auxiliar da Coordenação.
  Atesto do Senhor Cosmo Raimundo Diniz do Sítio Cacimbinha.
Destaque dos Beneficiários do Programa Carro-Pipa.
Fonte: Emater de Rafael Godeiro/RN.
 

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Agricultores Rurais de Rafael Godeiro/RN Receberam a 2ª Etapa do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho Potiguar (PEMRP)

Agricultores Familiares, Cícero Medeiros e Jessé Lino de Oliveira;Técnico da Emater, Kergenilson Menezes (ao centro).


Secretária de Agricultura, Edjane de Oliveira; Francisco Nunes Cortêz Filho e Cícero Francisco da Silva com a filha ao lado.
Agricultores Familiares: Afonso, Sobrinho, Joaquim Marinheiro, Chiquinho de Dezin e Cosmo.
Atestos de Recebimento da Torta de Algodão (Resíduo)

Agricultor Familiar, Francisco Rafael da Silva (Chico Pequeno).

 
 Agricultor Familiar, José Xavier da Siva (Xavier).
A EMATER e a Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro através da Secretaria de Agricultura do município realizaram no dia 10.01.2014 (sexta-feira), no Escritório Local, a distribuição de 12.850 quilos (257 sacos) de torta de algodão (resíduo) para 76 agricultores de gado de leite. A distribuição da 2ª Etapa da ração foi feita através do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho Potiguar (PEMRP) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) em parceria com EMATER-RN. Os beneficiários são produtores  rurais que tem uma produção de leite, onde será entregue a ração de torta para alimentar o rebanho. Para ser beneficiário do programa precisa ter um rebanho com a vacinação em dia contra a febre aftosa, o rebanho tem que ter gado leiteiro, pois o número de leite é uma base para a quantidade de torta que será entregue ao agricultor e tem que ser pronafiano com a Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativada.

Fonte: KERGENILSON de Paiva Menezes, Técnico da Emater-RN.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Defesa Civil Estadual distribuirá mais de 100 mil filtros até fevereiro.



A Coordenadoria Estadual de Defesa (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - Sejuc participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira (12) onde foi debatida a distribuição de filtros para os beneficiários da Operação Carro Pipa do Governo do Estado. 150 municípios norte-riograndenses serão beneficiados.
Esta ação é uma parceria da Sejuc/Cedec com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca - SAPE, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater. Foi destinado um recurso de cinco milhões de reais para compra de 113.636 filtros. Cada equipamento, confeccionado em polipropileno maleável, com capacidade de dez litros de água filtrada. Sendo cinco litros filtrados e cinco a filtrar.
A empresa F.J.W. da Cunha Filho Alimentos LTDA ME. É responsável pelo material e estima que todo repasse será finalizado até o próximo dia 15 de fevereiro. “Vamos entregar 42.856 filtros antes do dia 20 de dezembro. Depois disso a empresa fornecedora vai entrar em recesso de fim de ano e só retoma as atividades no dia 13 de janeiro. Quando devemos normalizar as entregas.”, explicou Afonso Lambert, Representante Legal da firma.

A distribuição dos filtros será realizada através de polos regionais: Natal, Mossoró Pau – dos – Ferros, Caicó, Santa Cruz, Assú e João Câmara.  A armazenagem será feita em locais onde já existem pontos de distribuição da Emater de torta para animais. Em seguida fica a cargo de cada COMPDEC retirar os filtros que foram destinados àquela localidade e distribuir entre a população.
“Como o recurso não foi capaz de abarcar os custos para que todos os beneficiários da Operação Carro Pipa Estadual recebessem um aparelho, cabe a COMPDEC daquele município, articular-se com a Assistência Social para investigar os candidatos que necessitam mais do filtro.” – Explicou o Ten Cel BM Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
A reunião desta quinta (12) contemplou apenas os coordenadores de cada polo de distribuição, as demais cidades devem ser convocadas em breve para encontros regionais.
“Esse tipo de ação é muito importante para promover a segurança hídrica junto à população, pois por mais que nós saibamos de onde vem à água que está sendo distribuída, não temos análises profundas da potabilidade. Agora é fundamental que cada município faça um trabalho social com a população, para que eles entendam como o uso correto do filtro pode colaborar com uma melhor qualidade de vida nesse período de estiagem.” – Comentou Ana Almeida, Vice-coordeadora da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Assú.

Programa Compra Direta Fortalece a Agricultura Familiar e Garante Segurança Alimentar e Nutricional em Rafael Godeiro/RN

 Produtos Adquiridos da Agricultura Familiar.
Equipe Auxiliar de Distribuição.
 
 
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar contra o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o Programa utiliza mecanismos de comercialização  que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção. No município de Rafael Godeiro-RN, o Programa foi executado em duas etapas. A primeira (maio a junho), na aquisição de Carne Bovina e, na segunda (setembro a novembro), com aquisição de Jerimum Caboclo, Coentro, Mel de Abelha em Sachê e Bolo de Leite. As Instituições Beneficiárias do programa foram: Escola Estadual Rafael Godeiro, Centro Municipal de Ensino Rural, Creche Municipal "Caminho para o Futuro", Centro de Referência de Assistência Social, Escola Municipal Prof° Raimundo Nonato de Lima e Hospital Maternidade "Mãe Maria Seridó".  Vejam a seguir, o Relatório Demonstrativo:
|Carne Bovina de Primeira: 1.973,0 kg
|Carne Bovina de Segunda: 1.199,0 kg
|Coentro: 76,0 kg
|Mel de Abelha em Sachê: 210,0 kg
|Jerimum Caboclo: 1.500,0 kg
|Bolo de Leite: 485,0
|Recursos Utilizados: R$ 49.998,00
Fonte: Eng° Agr° Kergenilson de Paiva Menezes, Analista de Extensão Rural da Emater/RN.
 
 

Prefeitura de Rafael Godeiro ( Sec. de Agricultura ) e Emater fazem Distribuição de 24.700 Quilos (494 Sacos) de Torta de Algodão (Resíduo) para Agricultores Rurais do Município

A Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro através da Secretaria Municipal do município e EMATER realizaram no dia 23.10.2013, no Escritório Local, a distribuição de 24.700 quilos (494 sacos) de torta de algodão (resíduo) para 95 agricultores de gado de leite. A distribuição da ração foi feita através do Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho Potiguar (PEMRP) da Secretaria de Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) em parceria com EMATER-RN. Os beneficiários são produtores  rurais que tem uma produção de leite, onde será entregue a ração de torta para alimentar o rebanho. Para ser beneficiário do programa precisa ter um rebanho com a vacinação em dia contra a febre aftosa, o rebanho tem que ter gado leiteiro, pois o número de leite é uma base para a quantidade de torta que será entregue ao agricultor e tem que ser pronafiano com a Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativada.
Fonte: KERGENILSON de Paiva Menezes, Técnico da Emater-RN.