sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Defesa Civil Estadual distribuirá mais de 100 mil filtros até fevereiro.



A Coordenadoria Estadual de Defesa (CEDEC), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania - Sejuc participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira (12) onde foi debatida a distribuição de filtros para os beneficiários da Operação Carro Pipa do Governo do Estado. 150 municípios norte-riograndenses serão beneficiados.
Esta ação é uma parceria da Sejuc/Cedec com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca - SAPE, as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater. Foi destinado um recurso de cinco milhões de reais para compra de 113.636 filtros. Cada equipamento, confeccionado em polipropileno maleável, com capacidade de dez litros de água filtrada. Sendo cinco litros filtrados e cinco a filtrar.
A empresa F.J.W. da Cunha Filho Alimentos LTDA ME. É responsável pelo material e estima que todo repasse será finalizado até o próximo dia 15 de fevereiro. “Vamos entregar 42.856 filtros antes do dia 20 de dezembro. Depois disso a empresa fornecedora vai entrar em recesso de fim de ano e só retoma as atividades no dia 13 de janeiro. Quando devemos normalizar as entregas.”, explicou Afonso Lambert, Representante Legal da firma.

A distribuição dos filtros será realizada através de polos regionais: Natal, Mossoró Pau – dos – Ferros, Caicó, Santa Cruz, Assú e João Câmara.  A armazenagem será feita em locais onde já existem pontos de distribuição da Emater de torta para animais. Em seguida fica a cargo de cada COMPDEC retirar os filtros que foram destinados àquela localidade e distribuir entre a população.
“Como o recurso não foi capaz de abarcar os custos para que todos os beneficiários da Operação Carro Pipa Estadual recebessem um aparelho, cabe a COMPDEC daquele município, articular-se com a Assistência Social para investigar os candidatos que necessitam mais do filtro.” – Explicou o Ten Cel BM Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil.
A reunião desta quinta (12) contemplou apenas os coordenadores de cada polo de distribuição, as demais cidades devem ser convocadas em breve para encontros regionais.
“Esse tipo de ação é muito importante para promover a segurança hídrica junto à população, pois por mais que nós saibamos de onde vem à água que está sendo distribuída, não temos análises profundas da potabilidade. Agora é fundamental que cada município faça um trabalho social com a população, para que eles entendam como o uso correto do filtro pode colaborar com uma melhor qualidade de vida nesse período de estiagem.” – Comentou Ana Almeida, Vice-coordeadora da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Assú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário